VISITA INSTITUCIONAL

Centro de Operações Espaciais recebe visita de parlamentares

Iniciativa teve como objetivo estreitar as relações entre o Poder Legislativo e o Comando da Aeronáutica
Publicada em: 28/09/2023 16:34
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

Reforçar o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) com a inovação e a defesa nacional. Esse foi um dos temas tratados durante a visita de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados; e de membros da Bancada do Maranhão, nessa terça-feira (26/09), no Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB, sediado em Brasília (DF).

Com o objetivo de estreitar as relações entre o Poder Legislativo Federal e o Comando da Aeronáutica (COMAER), os visitantes conheceram as instalações do COPE e entenderam a relevância da atividade espacial para o desenvolvimento e a defesa do país. As autoridades, que assistiram a uma apresentação do Chefe do Centro de Operações Espaciais, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, foram recebidas pelo Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. “Estamos tramitando a Lei Geral de Atividades Espaciais e o apoio dos parlamentares é muito importante. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Operações Espaciais e entender melhor a necessidade dessa Lei”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara.

O Deputado Federal João Leão, do Partido Progressista do estado da Bahia (PP/BA), enalteceu a atuação da FAB. “O trabalho e a equipe da Força Aérea são excepcionais. Eu fico encantado. Estive na Base de Alcântara e vi como o trabalho é incrível”, disse. Do mesmo modo, a Deputada Iza Arruda, do Movimento Democrático Brasileiro em Pernambuco (MDB/PE), ressaltou o orgulho de conhecer, na prática, o trabalho da FAB para o país. “Esse é um momento importante para os parlamentares conhecerem de perto os mecanismos de defesa do nosso país e poder ver e entender toda a logística de trabalho executada aqui no COPE”, declarou.

Além disso, o Deputado Federal Cobalchini, do Movimento Democrático Brasileiro em Santa Catarina (MDB/SC), também evidenciou pontos relevantes das relações entre o Legislativo e a Força Aérea Brasileira. “Nós temos ferramentas orçamentárias importantes que agora podem ser redirecionadas e, ao conhecer esse Centro, vi que podemos avançar muito na área de tecnologia e alcançar níveis que outros países não alcançaram”, ressaltou.

Ao final, o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, agradeceu a presença das autoridades e evidenciou aspectos importantes da missão da FAB. “Podem confiar na Força Aérea Brasileira, pois temos a capacidade de executar as missões que o Brasil nos destina, e executamos isso com competência e profissionalismo”, ressaltou.

COPE

O COPE foi inaugurado em 2020, em parceria com a Empresa Estatal Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras), para servir como Centro de Controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e com a possibilidade de controlar diversos satélites. As instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.

Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários. Em maio de 2022, o Centro de Operações Espaciais lançou os primeiros satélites do Projeto Lessonia - 1. Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos (EUA). 

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER